A conquista recente de dois prêmios na área ambiental coloca Jaguariúna como referência nacional e destaque na Região Metropolitana de Campinas (RMC) no âmbito das ações globais de ESG, sigla em inglês para questões ambientais, sociais e de governança. Jaguariúna venceu o 8° Prêmio Ação Pela Água, promovido pelo Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ), e ficou em primeiro lugar dentre as cidades da RMC no Prêmio Município Agro Paulista 2022, concedido pelo Governo do Estado de São Paulo.
O Programa Bacias Jaguariúna, um projeto que promove a recuperação e preservação de margens de rios, córregos e nascentes, foi o responsável por colocar o município na primeira colocação do prêmio do Consórcio PCJ, o “Oscar da Água”. A cidade é cortada por três importantes mananciais: os rios Jaguari, Atibaia e Camanducaia.
O programa promove o estímulo à recuperação e conservação de áreas importantes para a manutenção da qualidade e da quantidade de água – como margens de rios, córregos e nascentes. Quando essas áreas são devidamente protegidas, permitem que a natureza gere benefícios para a população da região, os chamados serviços ambientais.
Já o Prêmio Município Agro Paulista é oferecido pelo Governo de São Paulo aos municípios que adotam iniciativas sustentáveis e inovadoras para o fortalecimento do agronegócio no estado. Jaguariúna ficou entre as 50 melhores do Estado (45ª posição) e em 1º na RMC.
100% DE ESGOTO TRATADO
Neste ano, Jaguariúna também concluiu a obra que integra um conjunto de ações para ampliar o tratamento de efluentes na cidade. Com isso, o tratamento de esgoto na área urbana passou de 85,81% para 100%. Foi construída uma rede de esgoto para coletar e interligar todo o efluente dos bairros Nova Jaguariúna 1, 2 e 3, Colina do Castelo e Jardim Botânico até a estação elevatória de esgoto bruto 2, localizada no bairro Nova Jaguariúna. Dali, o esgoto é encaminhado à estação elevatória de esgoto da Praça das Andorinhas e, depois, até a Estação de Tratamento Camanducaia.
NOVA ETA
A Prefeitura de Jaguariúna também finalizou a construção da Estação de Tratamento de Água (ETA) 5, que amplia a capacidade de abastecimento da cidade em 50 litros por segundo. A unidade já está em operação em fase de testes, passando pelos últimos ajustes. Orçada em R$ 3,1 milhões, com recursos do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal, a obra representa a retomada de investimentos na área de abastecimento de água.
“O conjunto dessas ações representa um dos maiores investimentos públicos da história de Jaguariúna em saneamento e abastecimento de água. São ações que visam atender bem a população da cidade para as próximas décadas, acompanhando o desenvolvimento de Jaguariúna”, afirma a vice-prefeita e secretária de Meio Ambiente de Jaguariúna, Rita Bergamasco.
Reportagem Ricardo Alécio
Via Prefeitura Municipal de Jaguariúna