O primeiro dia da Maratona Novembro Azul, organizado pela Secretaria de Saúde de Amparo, aplicou 322 testes rápidos do tipo PSA em homens com 40 anos ou mais. Os exames identificam alterações na próstata por meio de uma gota de sangue e são aliados no diagnóstico precoce de câncer nessa região. Dos 322 testes aplicados, dois apresentaram alteração e serão acompanhados por profissionais de saúde nas unidades de referência dos pacientes. A ação foi realizada no último sábado, dia 19, na Praça Pádua Salles, no Marp e também na rodoviária do bairro São Dimas. Para o próximo dia 26 mais testes devem ser aplicados.
As próximas ações irão ocorrer novamente na Praça Pádua Salles, das 9h às 15h, e pela manhã nos bairros Santa Maria, Pedrosos e Distrito de Arcadas.
O teste rápido de PSA é um teste que identifica, rapidamente, a presença da proteína PSA (Antígeno Prostático Específico), que é produzida pelo tecido prostático. Ele é realizado com uma amostragem de sangue, retirada da ponta do dedo, e fica pronto em até 10 minutos. A partir dele, é possível identificar se há alterações na próstata, o que serve de sinal de alerta. Caso haja alterações, é necessária a consulta com especialista para complementar a avaliação e obter o diagnóstico.
Se identificado precocemente, as chances de cura do câncer são maiores.
A Secretaria de Saúde incentiva para que todos os homens com 40 anos ou mais participem.
Via Prefeitura Municipal de Amparo