A Associação Ambietalista Copaíba, com sede em Socorro, compõe o Pacto da Mata Atlântica, iniciativa que reúne mais de 300 membros no Brasil e faz parte da Rede Trinacional de Restauração da Mata Atlântica, que articula mais de 60 organizações ambientalistas da Argentina, Brasil e Paraguai.
Na manhã de hoje, a Organização das Nações Unidas (ONU), apresentou as dez principais iniciativa de referência de restauração ambiental do mundo, um título inédito. O evento foi realizado em live conduzida pela apresentadora e cineasta indiana Malaika Vaz, com a participação de diversos ativistas e especialistas no tema. Nesta ocasião, o Pacto Trinacional da Mata Atlântica foi confirmado como um dos dez melhores exemplos de restauração de ecossistemas em larga escala no planeta.
A titulação recoheceu as propostas e ações “mais ambiciosas, promissoras e inspiradoras de fazer as pazes com a natureza”, como define a UN Environment Programme. Além do Pacto Trinacional da Mata Atlântica – Brasil, Argetina e Paraguai, outras nove iniciativas foram premiadas pela ONU como Referência da Restauração Mundial, confira:
Great Green Wall for Restoration and Peace – Nigéria e Burkina Faso
Small Island Developing States Flagship – Comores, Santa Lúcia e Vanuatu
Central American Dry Corridor – Costa Rica, El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua e Panamá
Altin Dala Conservation Iniciative – Cazaquistão
Namami Gangi – Índia
Multi-Country Montain Flagship – Quirguistão, Uganda, Ruanda e Sérvia
Restoration of Coastal and Marine Ecosystems Abu Dhabi – Emirados Árabes
Building with Nature – Indonésia
Shan-Shui Iniciative – China