A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia realizará, no próximo dia 30, um mutirão de exames de PSA (sangue) para prevenção ao câncer de próstata, dentro das ações de conscientização do Novembro Azul. Os exames serão realizados gratuitamente na Biblioteca Municipal das 8h às 12h, e quem desejar fazer deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para agendar.
O exame de PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) é uma glicoproteína produzida pelas células epiteliais da próstata e que, caso seja encontrada em níveis elevados na corrente sanguínea, pode indicar a presença de um câncer no órgão. Com isso, o PSA é um exame importante para ajudar a diagnosticar a doença em um estágio inicial e agilizar o tratamento para o paciente, o que pode aumentar as chances de cura.
Importância dos exames
Por causa do preconceito que envolve o exame, muitos homens são diagnosticados apenas quando a doença já se encontra em um estágio mais avançado, o que eleva a probabilidade de óbito do paciente. Quando identificado em fase inicial o câncer de próstata tem altos índices de cura.
Os médicos aconselham homens com idade superior a 45 anos a fazer um check-up ao menos uma vez por ano. Esta ainda é a melhor forma de prevenir doenças e evitar que sejam tratadas apenas em estágios mais avançados.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.
Entre os fatores de risco estão, histórico familiar de câncer de próstata (pai, irmão e tio); obesidade e raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer.
Via Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia