Com a chegada do fim de ano e a tradicional Black Friday, sexta-feira de ofertas, o Procon de Amparo elencou dicas para que os consumidores não sejam lesados e não caiam em promoções furadas. Neste ano, a Black Friday acontece na sexta-feira, dia 25. Fique atento às orientações e em caso de dúvidas, acione o Procon local.
- Pesquise os preços: Procure o produto que deseja adquirir em mais de um lugar e evite comprar por impulso. Confira se o seu orçamento não será comprometido para não entrar em um endividamento. Cuidado com a apresentação do valor do produto nas prateleiras, muitas empresas acabam colocando o valor da parcela de forma mais visível e o valor total com letras menores, o que pode ser entendido como uma prática de propaganda irregular pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC), causando confusão no consumidor.
- Atenção para comprar on-line: Tome muito cuidado com compras na internet e com os links promocionais que receber via rede sociais ou e-mails. Busque sempre conferir a página oficial da loja, para evitar fraudes. Desconfie de sites onde as propagandas indicam vantagens muito além dos preços praticados no mercado para o produto: o consumidor pode estar nestes casos comprando de um fornecedor/empresa não confiável. Para isso, verifique a lista de site não recomendados, que é divulgado pelo Procon-SP: https://sistemas.procon.sp.gov.br/evitesite/list/evitesites.php.
- Pesquise a empresa: Pesquise os dados da empresa e se ela realmente existe. A pesquisa pode ser feita com o CNPJ no site oficial da Receita Federal: https://solucoes.receita.fazenda.gov.br/servicos/cnpjreva/cnpjreva_solicitacao.asp.
- Monitore os preços: Acompanhe os preços dos produtos durante algumas semanas antes, evitando assim cair em falsas promoções. Esta prática é vista como maquiagem de preços, faça sempre prints das promoções, para comprovar.
- Confira os valores antes de finalizara compra: Fique atento se não houve mudança do preço oferecido e, principalmente, no valor do frete. Imprima ou salve todos os documentos da compra realizada.
- Priorize o cartão de crédito virtual: Ao pagar com cartão de crédito, prefira utilizar o cartão de crédito virtual, os números gerados pelo cartão virtual são temporários, gerados pelo aplicativo do seu banco, os códigos gerados valem para uma única compra.
- Direito à desistência: Nas compras realizadas por telefone ou internet,o consumidor pode desistir da compra no prazo de sete dias da compra ou da entrega do produto. Nesse caso, todos os valores devem ser restituídos ao consumidor, inclusive de frete. É sempre importante também registrar o pedido de cancelamento por escrito junto ao fornecedor.
- Exija sempre a nota fiscal do produto: A nota fiscal é a garantia para que o consumidor possa cobrar seus direitos.A emissão de nota fiscal também é obrigatória e o fornecedor não poderá negar, conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei nº 8.078/90).
- Em caso de irregularidades, denuncie:O consumidor que encontrar problemas com suas compras deve, primeiramente, entrar em contato com o fornecedor, registrando sua demanda. Para isso, é importante manter o protocolo e documentos do registro (e-mail, prints de conversas). Nos casos em que mesmo assim o consumidor não consiga resolver a questão, ele poderá procurar diretamente o Procon de Amparo para realizar sua reclamação. O Procon atende no endereço Avenida Bernardino de Campos, nº 705, Centro, “Paço Municipal”, de segundas às sextas-feiras, das 8h às 16h. O contato é pelo telefone (19) 3817-9328 ou no e-mail procon@amparo.sp.gov.br
Via Prefeitura Municipal de Amparo