“Temos que seguir regras e leis. O Parque ainda não está finalizado. Quem vai se responsabilizar?”
Um assunto que vem sendo discutido amplamente no município de Amparo é a abertura do Parque das Águas para acesso ao público, na Rodovia SP-360, sentido Amparo – Morungaba. O presidente da Câmara Municipal, vereador Edilson Camillo (Dil – PSD), fez uso da palavra nas sessões do dia 21 de agosto e 11 de setembro para esclarecer as questões técnicas e administrativas, principalmente porque esportistas apontam que se trata de uma das melhores pistas de BMX e skate do mundo. “Entendo a luta, temos que brigar, mas temos que seguir regras e leis”, enfatiza o presidente.
Para iniciar, Dil explica que o Parque é um espaço municipal que está sendo reformado com recursos do Governo do Estado (por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE). Essa reforma está programada para acontecer em seis etapas, mas ainda está na quarta etapa. “A quinta etapa já está licitada e a empresa que realizou o serviço anterior ainda não recebeu o pagamento”, pontua ele.
Posteriormente, foi construída a pista do BMX & Skate Park com recursos do Governo Federal. “E essa pista só foi finalizada porque o município, a Prefeitura, a atual gestão, investiu recursos próprios. Ou seja, o estado ainda não concluiu sua obra e colocaram uma obra com recursos federais dentro de um parque municipal”, acrescentou Dil.
Com isso, a abertura do Parque das Águas ao público requer que algum órgão seja responsável pela administração, assumindo os benefícios e responsabilidades. “E foi o que o prefeito explicou. Se as Confederações Esportivas de Skate e Bike assumirem a responsabilidade sobre a pista, por meio de convênio, ele libera. Mas a Prefeitura não poderá permitir o uso do Parque enquanto não estiver finalizado e as obras acabadas. É como se colocássemos crianças dentro de uma escola em construção. Qualquer acidente que venha acontecer implicará em responsabilidade de alguém”, garante o presidente.
Em reunião realizada no mês de agosto, a pedido dos vereadores Alice Veríssimo (União), Carlos Cazotti (MDB) e Edilson Camillo (Dil – PSD), o prefeito Carlos Alberto Martins recebeu os atletas Mineiro e Diogo Canina. Acompanhado de seu advogado, Diogo falou mais uma vez da qualidade da pista e dos esforços empregados na construção. Mas, para o vereador Dil, nada ficou decidido.
“O Diogo falou que é um sonho dele e de todos os jovens que participam do esporte. O prefeito então sugeriu para ele montar uma Associação e assumir a responsabilidade pela pista, mas ninguém aceitou. Sabemos que é uma pista padrão internacional, porém temos que seguir regras”, finalizou o vereador, que ainda ressaltou que o acesso ao Parque fica às margens da Rodovia e é necessária a construção de uma rotatória para garantir segurança às pessoas.